segunda-feira, 16 de março de 2009

Máquina Analítica / Babbage (1834) - Primeira tentativa de construir um computador digital.















É um projeto de um computador mecânico moderno de uso geral feito pelo professor de matemática britânico Charles Babbage, que nunca pode ser construído devido a questões técnicas, financeiras, políticas e legais. Porem alguns acreditam que era possível produzi-lo mesmo com a tecnologia da época.

FONTE:http://pt.wikipedia.org/wiki/M%C3%A1quina_anal%C3%ADtica

Z1 / Zuse (1936) - Primeira máquina de calcular com relês.












O Z1 nada mais era do que uma "calculadora gigante" construída por Konrad Zuse, embora fosse um grande avanço para a história dos computadores, suas únicas funções eram somar e subtrair, sendo possível fazer multiplicações e divisões graças a uma unidade lógica de controle que se utilizava da soma e da subtração para executar essas operações e não se esquecendo também do decodificador binario-decimal e dos cartões perfurados que ele utilizava para a entra e saída de dados e tudo isso com apenas um motor elétrico que gerava um sinal de clock mecânico de um hertz.

FONTE: http://pt.wikipedia.org/wiki/Z1

COLOSSUS / Governo Britânico (1943) - Primeiro computador eletrônico.














Construído pelo governo britânico para decifrar as mensagens alemãs, este computador era constituído de 2.000 válvulas eletrônicas, processava 25.000 caracteres por segundo (5 canais de fitas que funcionavam a 5.000 caracteres por segundo) e tinha um clock de incríveis 5kc/s que era regulada pela leitura da fita perfurada.

FONTE:http://br.geocities.com/airtonlenonnina/colossus.html

Mark I / Aiken (1944) - Primeiro computador norte-americano de uso geral.









Este pequeno computador de 17 metros de comprimento por 2,5 metros de altura e uma massa de cerca de 5 toneladas continha 3.000 engrenagens, 1,400 comutadores rotativos e 800 km de condutores elétricos para liga-lo. Produzido por Aiken financiado pela IBM e a marinha dos estados unidos este computador fazia as quatro operações aritméticas utilizando números de até 23 decimais e dispunha de sub-rotinas integradas que calculavam funções logarítmicas e trigonométricas.

FONTE:http://piano.dsi.uminho.pt/museuv/1946hmark1.html

ENIAC / Eckert / Mauchley (1946) - A história moderna dos computadores começa aqui.














Um computador de 30 toneladas que media 5,50m de altura, 25m de comprimento e ocupava 180m² de área construída, porem não passava de outra calculadora gigante, pois não tinha um sistema operacional. Era montado em cima de uma estrutura metálica com 2,75m de altura, tinha 70 mil resistores, aproximadamente 18.000 válvulas a vácuo foi construído por Eckert / Mauchley. Esse "monstro" para executar os cálculos mais simples era necessário conectar fios, relês e seqüências de chaves, sendo necessário executar esse processo para cada novo calculo, e o resultado era dado por uma seqüência de lâmpadas.

FONTE:http://pt.wikipedia.org/wiki/ENIAC

EDSAC / Wilkes (1949) - Primeiro computador com programa armazenado.












O primeiro computador eletrônico digital e funcional foi construído por Wilkes e podia executar a arquitetura programada que era formada por pequenos programas, chamados de sub-rotinas que eram guardados em cartões de papel perfurado.

FONTE:http://www.cultura.ufpa.br/dicas/net1/int-h194.htm

Whirlwind I / M.I.T. (1951) - Primeiro computador de tempo real.












Construído pela M.I.T., esse computador era o primeiro a fazer uma multiplicação 0,025 segundos o equivalente hoje a um processador de 1MHz. A entrada de dados era feita apartei de fitas perfuradas e a saída em monitor de crt e/ou na "flexowriter".

FONTE:http://www.cultura.ufpa.br/dicas/net1/int-h195.htm

IAS / Von Neumann (1952) - A maioria das máquinas atuais usa esse projeto.













Von Neumann foi o criador desse computador que utilizava uma arquitetura com os 3 postulados de dele o que representava um grande salto para a arquitetura dos computadores na época sendo ele:

1. Um único controle centralizado (uma só CPU).
2. Uma única memória para dados e instruções.
3. As instruções devem fazer operações elementares sobre os dados.

FONTE:http://www.clubedohardware.com.br/printpage/993

PDP - 1 / DEC (1960) - Primeiro minicomputador (50 vendidos).














Essa maravilha moderna construída pelo DEC tinha 4Kbytes de memória, processador de 18 bits, utilizava cartões perfurados, tinha um monitor, uma caneta óptica e no lugar de válvulas ele usava transistores. Esse computador custava U$120 mil e ainda assim criaram um jogo que ocupava metade de sua memória.

FONTE:http://www1.folha.uol.com.br/folha/informatica/ult124u7404.shtml

1401 / IBM (1961) - Máquina para pequenos negócios de enorme popularidade.















Mais um computador gigante que ocupava uma sala inteira foi criado pela IBM, com 1,5m de altura e 1m de largura esse computador podia armazenar até 16Kbytes na memória e podiam ser acoplados a leitores/perfuradores de cartões de 80 colunas, unidades de fita magnética, e uma impressora de caracteres que dispunha de uma cadeia metálica e também possuía um Assemblador denominado Auto Code com o qual se escreviam os programas. No entanto, se a capacidade de memória era reduzida recorria-se à programação em SPS (Symbolic Programming System). Uma curiosidade é que o byte - IBM tinha apenas 6 bit, que permitia codificar os 10 algarismos, 26 letras do alfabeto anglo-saxônico, o espaço e 27 símbolos.

FONTE:http://piano.dsi.uminho.pt/museuv/1946ibm1401.html

7094 / IBM (1962) - Dominou a computação científica no início da década de 60.













Este computador construído pela IBM era melhor e mais caro que o 1401. Tinha 32 Kbytes de memória, palavras de 36bits e ciclo de 2 micro segundos, com um custo elevado era um computador que devido ao seu custo era utilizado para pesquisas.

FONTE:http://www.ppgia.pucpr.br/~alcides/Teaching/ProgramasAprendizagem/IniciacaoCienciaComputacao/HistoricoEvolucaoComputadores_arquivos/frame.html#slide0018.html

B5000 / Burroughs (1963) - Primeira máquina projetada para uma linguagem de alto nível.










Ele foi planejado para programação em Algol-60, por isso não visava alta velocidade de processamento, muito menos baixo custo, construído por Burroughs.

FONTE:http://www.esurp.edu.br/II_Aula_Historia.pdf

360 / IBM (1964) - Primeira linha de produto projetada como uma família.













Construído pela IBM, não era um computador, mas uma família que começava com um computador básico e que variava até computadores mais potentes, o que era uma revolução para a época, pois era possível compra um computador que se adequasse a sua necessidade, podendo sempre migrar para um modelo melhor caso necessário.

FONTE:http://pt.wikipedia.org/wiki/IBM_System/360

6600 / CDC (1964) - Primeiro supercomputador científico.

















Produzido pela CDC, este supercomputador tinha uma unidade de controle que operava as funções computacionais, tinha uma memória principal e memórias periféricas em cada processador e processadores periféricos tinham memória interna para atender a requisições de E/S, o que permitia multiprogramação.

FONTE:http://pt.wikipedia.org/wiki/CDC

PDP - 8 / DEC (1965) - Primeiro minicomputador de mercado de massa (50 mil vendidos).


















Este pequeno computador produzido pelo DEC, tinha o tamanho aproximado de um frigobar, o que possibilitava ele ser vendido para usuários finais, com incríveis 6Kbytes expansíveis até incríveis 32Kbytes, era 12 bits e continha 8 instruções e 3 registradores.

FONTE:http://www.technewsbr.com/2007/07/10/tunel-do-tempo-dec-pdp-8/

PDP - 11 / DEC (1970) - Dominou os mincomputadores na década de 70.















Em 1971 saiu a primeira versão do UNIX, V1, muitos meses antes do Multics, em assembler em um computador PDP-11 da Digital. Incluía sistema de arquivos, fork(), roff, ed. Era utilizado como uma ferramenta de processamento de texto para a preparação de patentes. Pipe() apareceu na V2.

FONTE:http://circulo.pop-rs.rnp.br/ovni/unix/history.html

Altair / MITS (1975) - Primeiro computador de 8 bits de uso geral.












Em 1974, Altair o microprocessador estreava no mundo dos computadores a bordo de um Altair 8800. Pequena (para a época), essa máquina abriu caminhos para a revolução do computador pessoal. Em 1975 a Micro-Soft com dois estudantes americanos, Bill Gates, 19, e Paul Allen, 22, adaptam a linguagem Basic para o Altair. Esse foi o primeiro programa (e primeiro nome) da Microsoft.

FONTE:http://www.jlcarneiro.com/breve-historia-do-computador/

Cray - 1 / Cray (1974) - Primeiro supercomputador vetorial.










Uma das razões do grande sucesso do Cray 1, quando saiu para venda em 1976, era o facto de conseguir realizar mais de cem milhões de operações aritméticas por segundo. A velocidade máxima da máquina era 160 MFLOPS.

FONTE:http://bfcentral.oi.com.br/forum/showthread.php?t=45919

VAX / DEC (1978) - Primeiro superminicomputador de 32 bits.













Em 1978 o VAX 11/780, da Digital Equipment Corporation, caracterizou-se por ser uma máquina capaz de processar até 4.3 gigabytes de memória virtual, provando ser mais rápido dos minicomputadores da época. O disco flexível de 5 ¼" transformou-se na medida padrão de software para computadores pessoais, logo após que a Apple e o Tandy Radio Shack's introduziram seus softwares para este formato.

FONTE:http://www.din.uem.br/museu/hist_nomundo.htm

IBM PC / IBM (1981) - Deu início à era moderna do computador pessoal.










Primeiro microcomputador pessoal IBM; arquitetura aberta; um imenso sucesso comercial.

FONTE:http://venus.rdc.puc-rio.br/rmano/comp2hc.html

Osborne 1 / Osborne (1981) - Primeiro computador portátil.












O Osborne 1 foi o primeiro "laptop" a fazer sucesso, lançado em 1981 pela Osborne Computer Corporation. Pesava 10,7 kg e custava, no seu lançamento, US$ 1.795,00. Não incluía bateria, embora uma bateria de uma hora de duração pudesse ser adquirida separadamente.

FONTE:http://historiacomputacao.blogspot.com/2008/02/osborne-1.html

Lisa / Apple (1983) - Primeiro computador pessoal com uma GUI (Graphic User Interface).











Em 19 de janeiro, foi lançado pela "Apple" o Lisa, "Local Integrated Software Architecture". Foi o primeiro computador com interface gráfica, ou seja, que usava figuras para acionar comandos. Também trazia interface intuitiva, com menus na parte superior e janelas flutuantes pela tela. Ainda era monocromático.

FONTE:http://www.cultura.ufpa.br/dicas/net1/int-h198.htm

Atari ST / Atari (1985) - Um dos primeiros computadores domésticos usado para diversão.














Em 1985 a empresa lança o Atari ST e o Atari XE, dois modelos de computador pessoal. Os PC tiveram relativo sucesso, especialmente entre músicos, já que tinha portas MIDI.

FONTE:http://games.terra.com.br/interna/0,,OI1966183-EI1702,00.html

Amiga / Commodore (1985) - Computador projetado para competir com os computadores ATARI.












Em 23 de julho de 1985 foi então apresentado oficialmente o Amiga 1000, aquele que foi fadado a iniciar uma Saga de Amiga's que o sucederam. O que foi mostrado era algo tecnicamente superior, pois era um computador bastante avançado para os padrões da época. Era multitarefa, tinha características gráficas e sonoras sem precedentes, além dos 'custom chips' especiais, fazia uso de mouse e um rápido processador Motorola 68000. O slogan do seu lançamento foi "Only the Amiga Makes it Possible!"

FONTE:http://www.forumpcs.com.br/viewtopic.php?t=156510

SPARC / Sun (1990) - Primeira estação de trabalho RISC baseada em SPARC.














Atualmente, a família de microprocessadores RISC mais utilizada é a SPARC (Scalable Processor Architecture) desenvolvida pela Sun e fabricada sob licença por pelo menos cinco companhias diferentes de semicondutores. Não somente a Sun é o principal fabricante das workstations UNIX, mas também a empresa optou por licenciar esta tecnologia a outros fabricantes de computadores e, portanto, aumentar a base instalada de equipamentos SPARC

FONTE:http://www.rjunior.com.br/download/Cisc%20e%20Risc.pdf

RS6000 / IBM (1990) - Primeira máquina superescalar.












O sistema RS/6000 SP, é um computador paralelo com características de escalabilidade. O RS/6000 SP, ou simplesmente SP, é fabricado pela IBM Corporation e é parte integrante da família RS/6000.

FONTE:http://www.inf.ufrgs.br/procpar/disc/cmp134/trabs/T1/991/RS6000SP/index.html

Alpha / DEC (1992) - Primeiro computador pessoal de 64 bits.


















É lançado o microprocessador Alpha, o primeiro do mundo com 64 bits. A plataforma Alpha nasce para ser aberta, escalável e suportando diferentes sistemas operacionais, como o OpenVMS, MS Windows NT, Digital UNIX e Linux.

FONTE:http://www.dinocomp.com.br/pt/dec/index.htm

Newton / Aplle (1993) - Primeiro PDA.















Lançado em agosto de 1993, ele não teve um milésimo do hype do iPhone. Mas bem que merecia. Entre as suas qualidades, estavam o reconhecimento de escrita e as aplicações que se adaptavam na tela tanto na horizontal quanto na vertical eram alguns dos destaques. O Newton tinha editor de texto, planilhas, calculadora e conseguia se comunicar com fax e pagers. Pena que era um tijolão.

FONTE:http://info.abril.com.br/blog/ctrlz/20081031_listar.shtml?124750